ET VOILÀ LA RÉALITÉ

Processed with VSCO with hb1 preset

always believe

Diz que somos pequenos. Tristes. Cantamos fados e temos bigodes. Os homens e as mulheres também. Somos chicos-espertos. Preguiçosos. Não trabalhamos e temos feriados a mais. Diz que o nosso melhor futebolista é vaidoso, fingido e petulante. Que o nosso melhor treinador é vaidoso, fingido e arrogante. Que somos nojentos, porcos e não merecemos ganhar. Que ganhámos sem ganhar. Diz que sim. Diz-se muita coisa.

Algumas dessas coisas são um bocado verdade. Outras são só inveja. E outras ainda são só básica estupidez. O que eu sei é que ontem vi um petit français a limpar a perna ao Cristiano Ronaldo. E ninguém me tira da cabeça que foi propositado e previamente falado. Ontem vi um povo tipicamente arrogante, mesquinho e petulante a vergar-se perante um gigante Portugal. Ontem vi uma equipa ganhar o Campeonato Europeu sem perder um único jogo durante todo o torneio. Foi o que eu vi. Ontem vi os media nojentos franceses a engolirem as suas palavras. Ontem vi o melhor jogador do mundo a ser o melhor companheiro do mundo, o melhor amigo do mundo e o melhor team player do mundo. Sem sequer jogar. Ontem vi um gajo que niguém valorizava nem ninguém acreditava a marcar um golo e a mudar o destino de um país. E logo a seguir, a ter a humildade e coração de reconhecer quem o ajudou. F#$a-se, dá-me vontade de chorar só de lembrar.

Ontem vi uma espécie de remake do Karate Kid. Portugal é o Ralph Macchio. O Daniel-Son. Um lingrinhas que os grandes querem aviar e a quem não páram de fazer bullying. Um meia-leca a quem tentam mandar abaixo. Mas que apesar dos pontapés e empurrões, acredita em si próprio e mesmo no final do torneio quando lhe limpam a perna, não baixa os braços e com um golpe consegue o improvável.

A diferença foi que o puto irritante louro com a franja nos olhos que levou o pontapé nas trombas do Karate Kid e que perdeu o torneio para ele, foi ter com ele no final, deu-lhe os parabéns e entregou-lhe a taça ele mesmo.

Já os franceses, têm tanto fairplay como uma melancia tem cabelo. O triste tonto Payet que limpou a perna ao seu adversário e o tirou do jogo diz que não pede desculpa. O nojento do Rothen, um ex-jogador medíocre com cara de soldadinho das SS mantém a sua opinião aborrecida e irrelevante que Portugal não merecia ganhar nem estar na final. Os media franceses não conseguem congratular nem elogiar o vencedor. E até agora, nenhum dos meus colegas e amigos franceses me deu os parabéns pela vitória de Portugal. Recebi mensagens de amigos e colegas de Itália, Espanha, EUA, Inglaterra. De França, nem um. Só um emoticon com cara feia quando escrevi “Fuck You Payet” numa rede social depois do esterquinho ter magoado o CR.

Bom, fez-se justiça e tal como costumo dizer ao meu filho, os bons ganham sempre. E aqui foi o caso. Somos campeões. Como eu e o Eng. Fernando Santos sempre dissémos. E isso é a realidade dos factos. O meu filho teve o privilégio de ver Portugal Campeão Europeu com apenas 5 anos. Vestiu a camisola em cada um dos jogos (e eu sinceramente acho que foi por isso que não perdemos nenhum jogo). Ficou a conhecer outros jogadores para além do CR, como por exemplo o Quaresma de quem ele ficou fã. Mas acima de tudo, conseguiu confirmar com o Euro 2016 tudo o que lhe ando a dizer desde que nasceu. Que nunca devemos desistir. Que para conseguirmos temos de tentar. Que os maus não ganham. Que somos capazes de tudo quando queremos a sério e quando não temos medo. Que devemos sempre acreditar em nós, mesmo quando ninguém mais acredita. Esta vitória de Portugal veio dar muita credibilidade às minhas palavras. Obrigado Portugal. Obrigado do fundo do meu coração.

Anúncios

5 thoughts on “ET VOILÀ LA RÉALITÉ

  1. Parabéns Rui, este comentário merece todo o meu respeito, tiro-te o meu chapéu, tens toda a razão devia haver mais respeito pelo nosso País, o que até agora não têm acontecido, vamos esperar que daqui para a frente olhem para nós com mais respeito por aquilo que somos realmente. Beijinhos

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s